sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

COM A VITÓRIA ELEITORAL DO SYRIZA, A UE VAI ENTRAR NUMA ENCRUZILHADA, QUER QUEIRA, QUER NÃO



1 - A crise financeira e económica, fomentada pelo lúmpen capitalismo financeiro de Wall Street, em conivência com a City londrina, em 2008, espalhou-se, acima de tudo, pela União Europeia, provocando uma guerra feroz contra os direitos e bem-estar das classes trabalhadoras e, em escala mais reduzida, em sectores da pequena e médias burguesias.

Foi, justamente, dessa imensa contra-revolução económica-financeira que o lúmpen-capital de Wall Street e da City londrina, em perfeita conjugação de esforços, com a cumplicidade militante de toda a social-democracia/pseudo socialista europeia, (contra-revolução esta que não teve uma resposta classista adequada), que fez subir a parada do poder burguês financeiro, bramando abertamente que, agora, o poder estava nas mãos da finança.

Esta soberba e arrogância conduziu a que esse sector marginal do capitalismo efectuasse a maior exploração social das classes trabalhadoras desde os tempos esclavagistas da implantação do capital industrial no século XIX.


E provocou a maior míngua financeira, que levou a que todos os Estados capitalistas – desde os EUA à Rússia, com especial incidência na UE – ficassem reféns desse lúmpen capitalismo de Wall Street, Vaticano e City londrina, que sacava em crescendo o dinheiro dos contribuintes, com um endividamento a seu favor, em progressão contínua, dos tesouro públicos nacionais.


Os seus efeitos devastadores fizeram-se sentir, de um modo eloquente, e, com uma clareza de bradar os céus, com uma petulância sem limites justificativa de que era necessário um  empobrecimento geral das populações, como condição de sobrevivência da sociedade em geral.

Quando se verificou que essa política de domínio sem freio do lúmpen-capital financeiro – verdadeiramente uma guerra económica *militarizada* (com os poderes de Estado a fazerem impor a intervenção directa dos Exército na chamada segurança interna, sempre com a desculpa esfarrapada da luta anti-terrorista) – era um acto de puro banditismo, mas que teve um sucesso momentâneo, começou a gerar-se a partir de 2010, uma reacção com reivindicações que apontavam para o desmantelamento do poder desse Capital financeiro.

Houve alarmismo fomentado pelos agiotas e os serventuários desse poder,  com estruturação maciça de uma propaganda manipuladora de que era necessário reforçar a segurança e lutar (hoje já com enraizamento na EU, caso gritantes da França, Inglaterra, Espanha), contra o que apelidam de anarquia  e  terrorismo, como forma e modelo de “defender” as instituições, a democracia parlamentar e a *ordem mundial* ocidental.

Mas com os banqueiros e os seus *títeres* de Estado a demonstrarem, progressivamente, serem incapazes de mascarar a situação, com pseudo-reformas, começou a ressurgir, principalmente, na Europa um sistema de contrapoder – claro, na actual situação, muito disperso, sem grandes orientações políticas, mas ganhando, progressivamente forças, para, embora sobre a palavra de ordem de luta contra a *humilhação geral* está uma insatisfação popular crescente, que, na fase presente, se está a reflectir nas urnas apenas sob o signo de mudança, mas ainda não de revolução.

Ora, a vitória eleitoral do partido grego Syriza com um programa de combate a esse domínio terrífico do capitalismo financeiro, embora contemporizador na supremacia imperial da NATO, trouxe uma frente de avanços políticos para satisfazer, no seu país, mas principalmente na Europa – e paralelamente nos próprios Estados Unidos – a reivindicação, aparentemente, burguesa – é certo – de reformular toda a estrutura de exploração capitalista.

Mas, este programa ainda com características muito social-democratas, tem no seu bojo, algo mais grave e imprevisível para o capitalismo financeiro: na realidade, ainda sem programa revolucionário alargado a toda a Europa, estão os fantasmas de erupção das classes laboriosas, que essas sim fazem levantar o +monstro destruidor+ de uma ruptura total com o capitalismo.


Essa a razão de que este despertar se possa implantar em países mais influentes, como Itália e Espanha e, por arrasto, estilhace, inclusive, a coligação conservadora-social-democrata arcaica da CDU/SPD e o chamado bipartidatismo conservador e snob do Reino Unido.

2 – Claro com esta vitória do Syriza, deu-se uma pequena reviravolta esperançosa de poder haver novas formas de poder, primeiro, na UE, depois, na América Latina, e, possivelmente, dentro de meia dúzia de anos nos próprios Estados Unidos.

Mas o que, na realidade, se está a formar, a propósito da Grécia e da sua renovação eleitoral é, acima de tudo, um novo impulso, ainda conduzido, por uma burguesia, dita desenvolvimentista, que estava completamente arredada do poder, praticamente, desde os finais do século passado, para um novo avanço económico-industrial-tecnológico.

Ora, para a UE, esse avanço tem necessidade de consolidar os movimentos territoriais transfronteiriços, mas também intensificá-los para leste com fomentos de parcerias geo-económicas com a Rússia, a Turquia, e, mesmo com os países do Médio-Oriente.

Mas para que isto tenha sucesso, será necessário uma política independente, progressista e de coesão política e militar territoriais, primeiro, dentro da própria Europa, depois, numa fase de confiança mútua com a Rússia e a Turquia.

As mudanças geo-económicas e geo-políticas que se aprestam para os próximos tempos indicam que a política externa europeia tem de se desligar da subserviência doentia dos Estados Unidos e pensar, como entidade real de potência comercial, na extensão das suas ligações a um mercado negocial mundial com outras potências que surgem, sem procurar impor vontade e conquista imperiais, mas sim capacidade evolutiva da sociedade para um novo patamar.

A retirada inglória do Afeganistão

A maior potência industrial-militar ainda existente, os EUA, com a sua política marcadamente imperialista, que sente fugir-lhe uma supremacia que parecia intocável, e, por isso investe em duas frentes.

Tal como na UE, a oligarquia burguesa dos Estados Unidos tem a perfeita noção que a sua sobrevivência só pode ser conseguida com uma intensificação das relações mercantis e negociais.

E, numa viragem geo-política e geo-estratégica de tal envergadura, com potências crescentes em várias partes do mundo, mais do que nunca – principalmente para os EUA – esforçam-se – digo com mais propriedade, esfolam-se para segurar e quiçá aumentar um maior fatia das novas relações que estão em movimento.

3 – Então, praticamente, em segredo, os oligarcas financeiros dos EUA e da UE negoceiam, pelo menos, desde 2013, o que se pode apelidar do maior acordo comercial de sempre entre potências.

Enquadra 40% do comércio mundial e cerca de metade do PIB do planeta.

A questão em si, nada teria de problemático, se houvesse benefícios mútuos para os povos e Estados, mesmo norte-americano.

Ora, o central de tudo é quem controla os movimentos de capitais – ou seja o investimento.

Pouco se sabe de concreto sobre o teor do que está em jogo, a não ser que os negociadores representam, acima de tudo, as multinacionais financeiras de Wall Street.

E, estas poderão ser as verdadeiras aves de rapina dessa relação comercial, como o foram do despoletar e recolher dividendos da crise de 2008.

Foram elas que, desde aquela data, destabilizaram a UE, e minaram as relações de cooperação inter-estatal europeia, que até determinada época funcionou, com alguma coesão e solidariedade.

A UE, em 2012, quando se iniciaram as conversações, parecia estar ciente de que, para evitar a supremacia norte-americana, teria de fazer uma parceria para leste, principalmente, com a Rússia.

Aí começou o papel de *toupeira* do capital financeiro norte-americano: minagem das relações inter-europeiais, financiando os fracos países de leste, saídos da ex-URSS, (a nova Europa), tornando-os capachos para fazer implodir a velha Europa.

(Hoje continua essa política).

E aqui entra a segunda frente – a militar – os neoconservadores políticos dos EUA, em perfeita aliança com o lobby judeu de Wall Street, utiliza a fraqueza estatal e económica da Ucrânia, e, as suas dissidências internas, para derrubar o governo eleito e afastar a UE, através dos seus homens de mão, como David Cameron, Ângela Merkell, e os governantes conservador pró-fascistas da Dinamarca, Suécia e Noruega, da Rússia.

O desastre militar do Exército ucraniano


Situação que já tinha enquadrado e engendrado em toda a zona ribeirinha do sul do Mediterrâneo, desde Marrocos até à Síria, com a chamadas *Primaveras árabes*.

4 – Voltamos, então, ao caso Syriza, e referenciemos já que a vitória eleitoral daquele partido, com algumas reivindicações semi-revolucionárias, e uma mescla de preceitos sociais-democratas, como o de fazer regredir o avanço capitalista dentro do sistema por ele engendrado, está ligada ao total desmembramento que o colapso financeiro mundial de 2007/2008 causou na desarticulação da indústria e do comércio europeu, estagnando epidemicamente as relações económicas.

Ora, esta situação, que decorre de uma reacção dos povos à chamada política de austeridade, é, na realidade, a repulsa generalizada das classes trabalhadoras e sectores crescentes da pequena burguesia ao domínio exclusivo do lumpem-capital financeiro, representado na UE, principalmente pelos oligarcas da Alemanha, Inglaterra e França.

Ora, esta repulsa, se avançar, eleitoral ou por movimentações populares ofensivas, em vários países da Europa (repito em vários países, com um sistema programático idêntico e em sintonia – e isto é condição sina quo non  para se conseguir destroçar a falsa unanimidade dos representantes desse capital nos países comunitários, teremos, certamente, uma viragem radical na situação política chamada ocidental, que terá repercussões evidentes na própria constituição da NATO.

Nesta situação, podem os leitores crer que serão dissipadas, de repente, todas as falsas *falas grossas* dos serviçais capitalistas alemães, ingleses e espanhóis e dos asseclas burocráticos ligados ao capital de Wall Street, como Mário Draghi, colocados no Banco Central Europeu, e, deixarão de haver escrúpulos de os fazer abandonar o poder e os levar à justiça pelos crimes que cometeram.











Sem comentários:

Enviar um comentário