quinta-feira, 25 de agosto de 2016

A QUESTÃO RELIGIOSA E O VESTUÁRIO ISLÂMICO

1 – Estamos a perder tempo em polémicas estéreis em torno de suprimir véus, burquinis islâmicos nos locais públicos ocidentais.

Pode dizer-se que esta utilização de véus e burquinis e burcas tem uma forçada conotação ideológica-religiosa.

Certo, como tem a mesma conotação quando o Presidente da República portuguesa realiza a sua primeira visita oficial de Estado para beijar a mão ao Papa, numa submissão propositada e forçada de um cargo público a uma religião, neste caso, a Católica Romana.

A questão que tem de ser equacionada é esta, a meu ver: porque o regresso da religião ao domínio do Estado?

A ideologia dominante no Ocidente faz crer que os Estados teocráticos são um exclusivo das ditaduras islâmicas actuais. Não é verdade.

Embora formalmente, sejam democracias, países como o Reino Unidos, Suécia, Noruega, Dinamarca, os seus chefes de Estados são ao mesmo tempo chefes das Igrejas cristãs dos mesmos.

Resultado de imagem para RAINHA DA INGLATERRA CHEFE DA IGREJA ANGLICANA

Outros, como Portugal, Espanha ou Itália, têm a primazia da religião católica contratualizada em leis extra-territoriais (concordatas), cujo mentor (ideológico e material pelas benesses recebidas) está no Vaticano. É quem determina a política prática face ao contrato estabelecido (que é essencialmente económico).

E as chamadas religiões civilizacionais ocidentais (catolicismo, protestantismo, evangélicos, manás, mormons, judaísmo) estão, cada vez mais, implantadas no aparelho de Estado, através de partidos políticos e eleições legislativas.

Na recentes primárias norte-americanas para a escolha do candidato presidencial republicano, os dirigentes do partido optaram, para a candidatura à vice-presidência, pelo governador do Estado do Estado de Indiana, Mike Pence, pela sua ligação à ultra-conversadora igreja evangélica norte-americana.

Igualmente, a tertúlia do poder democrata escolheu o senador pela Virgínia, Tim Kaine, para idêntico papel naquele partido, justamente, por ser um fervoroso católico e falar castelhano.

Por exemplo, o Brasil actual. Dados da Câmara dos Deputados: a Frente Parlamentar Evangélica – que inclui católicos, protestantes e pentecostais - conta hoje com a participação de 199 membros (39% do total) e quatro senadores. Determinantes para a orientação governamental.

Resultado de imagem para bispo evangelico na câmara dos deputados do brasil

2 – As ditas religiões ocidentais (catolicismo, protestantismo nas suas diferentes matizes, judaísmo) estão perfeitamente integradas na sociedade capitalista.

Caminharam em toda a sua conveniência, adaptando-se, com toda a naturalidade, em harmonia prática aos ditames da grande burguesia.

Para aquela, o seu deus tornou-se o dinheiro. 

Assim, o dinheiro erigiu-se na preocupação central dessas religiões.

O Vaticano é, na actualidade, um dos principais centros capitalistas financeiros do Mundo, a par de Wall Street, feudo do judaísmo, mas ambos, juntamente com a Igreja de Inglaterra, são a «bússola ideológica», via civilização ocidental, do expansionismo imperialista capitalista liberal.

O catolicismo, bem como o protestantismo, alçou-se, com eficácia, aos princípios judeus. O seu deus é agora comum e universal.

Os Estados ocidentais são, desde a segunda metade do século XX, a face violenta do imperialismo, dominante, e fazem-no dizendo defender a «civilização ocidental». Que significa, nada mais, nada menos, a civilização «cristã» burguesa.

Resultado de imagem para vaticano ior

E, deste modo, a ideologia judaico-cristã pode  «obscurecer-se, ficar na sombra» sob o manto diáfano da não-violência.

O expansionismo religioso islamista surge, como concorrencial mais violento, porque é o ponta de lança político-ideológico militante de um sistema económico poderoso, em matérias-primas, mas com um desenvolvimento social pré-capitalista.

Esse expansionismo ganhou espaço e mesmo força militar, devido ao facto de ter sido um aliado operacional do imperialismo ocidental, nos últimos 20 anos, na concorrência geo-política e geo-estratégica com as potências emergentes, em especial Rússia e China.

3 –  A separação da religião da esfera do Estado, levando-a para o domínio do privado, exige, na situação actual, uma revolução política.

E isto, porque a religião cristã está, intimamente, conectada e formatada com o regime capitalista dominante.

Sem a separação económica e política da sociedade em geral do emaranhado religioso, ou seja sem pôr em causa a especulação financeira, e o sistema de usura inerente àquele, continuarem, permanentemente, com a questão religiosa na ordem do dia. A religião no domínio do Estado é um entrave ao avanço ideológico societário.

Se retirarmos à religião o seu poder económico, naturalmente, estará aberto o caminho para conduzir o seu domínio público actual para a esfera privada, onde dever ficar restrita.


Sem comentários:

Enviar um comentário