sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Os dr. Mengeles norte-americanos





Eis os novos doutores Mengels norte-americanos... Naturalmente, vão pedir desculpas, depois do crime estar feito.












Na década de 40 o governo dos Estados Unidos levou a cabo uma série de experiências médicas na Guatemala que consistiram na infecção propositada de centenas de guatemaltecos com sífilis e gonorreia sem o seu consentimento.

Como parte do estudo, muitos dos infectados foram incentivados a transmitir a doença a outros. Um terço dos contaminados nunca chegou a receber o tratamento adequado.

Esta sexta-feira é esperada uma conferência de imprensa, onde Hillary Clinton e a secretária dos Serviços de Saúde norte-americanos, Kathleen Sebelius, onde pedirão desculpa às vítimas pelos actos praticados pelo Serviço de Saúde Pública dos EUA. Segundo fontes do governo norte-americano, essas desculpas serão dirigidas à Guatemala e à população hispânica a viver nos EUA.

Das experiências efectuadas na Guatemala entre 1946 e 1948 não resultaram conclusões específicas e até hoje. A responsável pela divulgação é Susan Reverby, uma professora de Estudos Femeninos do colégio de Wellesley no Massachusetts, que disponibilizou os relatórios no seu site.

Segundo o relatório de Reverby, estes testes foram financiados pelos Serviços de Saúde norte-americanos, o Departamento de Saúde Pan-Americano e pelo governo da Guatemala. No total foram infectadas 696 pessoas – a maioria prisioneiros e pacientes femininas do Hospital Nacional de Saúde Mental da Guatemala.

Sem comentários:

Enviar um comentário