sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PT: MAIS CAPITAL ESPECULATIVO A SUGAR DIVIDENDOS












A Portugal Telecom comunicou hoje, sexta-feira, que o Income Fund of America já detém 5,03% da empresa, geridos pela Capital Research.



A Capital, uma gestora de fundos, subira, há poucas semanas, a sua posição para 10,08 por cento.
De acordo com o comunicado da empresa liderada por Zeinal Bava, o Income Fund of America (Fundo de Rendimento da América) -(IFA, na sigla inglesa) comprou, no dia 29 de Novembro, 545.319 acções da PT, elevando assim a sua posição para mais de cinco por cento.

Adicionalmente, a PT “foi informada que o IFA conferiu poderes à Capital Research and Management Company para exercer os direitos de voto correspondentes a esta participação qualificada”.



Esta, por sua vez, segundo foi conhecido no dia 25 de Novembro, passou a deter uma participação superior a 10 por cento dos direitos de voto (10,08 por cento) da PT, mas já incorporando a posição que o IFA detinha nessa data.

Na altura, a operadora de telecomunicações comunicou que “as acções correspondentes a esta participação qualificada são detidas por fundos de investimento geridos, com poderes discricionários, pela Capital Research and Management Company”.

Conhecida por ser responsável por investimentos de longo prazo, a Capital só pode exercer os seus direitos de voto, de acordo com os estatutos da operadora de telecomunicações, até dez por cento, apesar de agora gerir uma posição que rondará os 11,5 por cento.



Parece ser uma grande notícia, mas é, acima de tudo, um reforço do capital especulativo estrangeiro, não garantido, na PT. Esta entrada de capital nada mais é que a chegada, em volume crescente, à empresa portuguesa de “mais um vampiro sugador de lucros”.



Se se consultar as informações oficiais norte-americanas, respeitantes aos riscos de investimento em tal fundo, assinala-se nomeadamente que “o preço das acções e o retorno varia. Portanto, você pode perder dinheiro”.



Ou seja, o movimento monetário, não é, produtivo, mas simplesmente especulativo. E acrescentam: “os investimentos não são seguros pela FDIC (Federal Deposito Insurance Corporation, em português: Agência Federal de Garantia de Depósitos Bancários), nem são depósitos ou garantidos por um banco ou qualquer outra entidade).


Para que se possa avaliar, quem especula com o dinheiro de uma empresa nacional, repare-se nos principais parceiros da firma norte-americana, segundo a informação oficial da empresa detentora da gestão do Fundo:

1. Merck 2.2% 6. Royal Dutch Shell 1.4%
2. Verizon 2.1% 7. Chevron 1.4%
3. Bristol-Myers Squibb 1.7% 8. McDonald's 1.2%
4. Home Depot 1.6% 9. Philip Morris International 1.2%
5. Waste Management 1.5% 10. DuPont 1.2%

Sem comentários:

Enviar um comentário