sábado, 5 de junho de 2010

CARLOS COSTA: INTERVINHA TODO O DIA COM O NEGÓCIO DOS OFF-SHORES DO BCP- JARDIM DIXIT












Será preciso chamar já a polícia?
O Ministério das Finanças anunciou que o seu responsável, o Ministro Teixeira dos Santos, vai dar posse no próximo dia 7 ao economista Carlos Costa, como novo governador do Banco de Portugal, sucedendo ao antigo Ministro das Finanças de Mário Soares e ex-secretário-geral do PS Vítor Constâncio, que, apesar de uma gestão danosa à frente daquela instituição estatal, foi promovido a vice-presidente do Banco Central Europeu.

Segundo as biografias oficiais, o economista Carlos Costa, que desempenhou previamente o cargo de vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), foi nomeado governador do Banco de Portugal a 23de Abril, tendo uma vasta experiência no sector bancário e na integração de Portugal na Comunidade Europeia.

Com a ida de Vítor Constâncio para a vice-presidência do Banco Central Europeu , Carlos Costa regressa a Portugal, depois de três anos no Luxemburgo.

Com 60 anos, licenciou-se em economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, em 1973, a mesma que deu o diploma ao ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos. Quer Teixeira dos Santos, quer Carlos Costa "navegaram no passado nas águas do PCP"-

O economista foi também membro do conselho de administração e director executivo da Caixa Geral de Depósitos entre 2004 e 2006 e ocupou idêntico cargo no Banco Nacional Ultramarino (BNU) e no Banco Caixa Geral (Espanha).
Uma faceta "oculta", mas agora descoberta pelo antigo Presidente do Conselho de Administração do BCP Jardim Gonçalves o novel governador tem um "curricullum" invejável: trabalhou "como director da área internacional" daquela banco.
E nessa função, a confissão é do mui católico, assíduo de missas Jardim Gonçalves, em entrevista saida no semanário Expresso de hoje (pág. 06): "ele interveio, naturalmente, como director da aréa internacional nessas e em muitas outras sociedade de offshore", com um acrescnto: Era a vida dele, intervir todo o dia".
Magnífico, não é? Conhece todos os meandros da fuga aos impostos, do branqueamento de capitais, do tráfico de dinheiro.
Ora é este homem, que viveu no controlo dos off-shores, ou seja, que orientava - intervinha, nas palavras de Jardim - nos negócios da agiotagem, da especulação financeira, na cumplicidade com todo o tipo de manigâncias dos banqueiros que é colocado no domínio da supervisão dessa aristoicracia financeira.
Mas, claro que eu li que o homem era (é) honestíssimo. Quem sou eu para desmentir Jardim Gonçalves?







4 comentários / 161 visitasPara comentar este artigo, registe-se ou faça login
O SOL online não permitirá comentários:

Insultuosos ou difamatórios
Que incitem à violência
Racistas, xenófobos ou homofóbicos
Obscenos
Publicitários
Que se limitem a remeter (link) para um site ou blogue
Que não se prendam com o assunto em debate
Que pela dimensão, repetição ou inserção de caracteres especiais dificultem a leitura da caixa de comentários
Com assinaturas falsas, nomeadamente usando o nome de outros comentadores ou de figuras públicas
Cujo conteúdo seja contrário à lei

Os participantes que desrespeitem estas regras de civilidade e respeito verão os seus comentários apagados


Comentários
PARABÊNS CARLOS MAS DERAM-TE A CHAVE DO PALHEIRO!
SERÁS O ULTIMO,E FICARÁS PARA A HISTÓRIA DA IBÉRIA COMO O QUE VENDEU A MOBILIA APAGOU A LUZ E FECHOU A PORTA!

jjesus, em 2010-06-01 22:50:26
Alertar sobre conteúdo impróprio
Se o Ex governador em dez anos ajudou a que a FINANÇA portuguesa chegasse a este ponto...

Quantos anos precisará pra que a FINANÇA da UE fique em graus comparativo idêntico ou similar?...

Eles comem tudo...eles comem tudo... antes do 25 e depois do 25 ainda é pior, mas agora há liberdade e democracia para o fazer aberta e impunemente!...

DEVIL, em 2010-06-01 16:55:51
Alertar sobre conteúdo impróprio
MAIS UM COM UM BOM TACHO . SE FOR TÃO BOM COMO O QUE SAIU, AGORA É QUE PORTUGAL AFUNDA DE VEZ !!! E O PIOR É QUE OS SUBMARINOS AINDA NÃO CHEGARAM

MULHERTODANUA, em 2010-06-01 15:53:27
Alertar sobre conteúdo impróprio
Dou os meus parabéns, pelo menos já tem uma boa reforma.
Espero que o seu trabalho seja melhor que o outro que saíu, pois que quando uma instituição europeia ou mondial dizia que o nosso défice ou o nosso desemprego era X eles passado um mês vinha dizer a mesma coisa, quando foi o caso dos bancos e outros ele nunca sabia de nada.
Assim também o banco europeu vai longe.

vamosparafora, em 2010-06-01 15:23:05
Alertar sobre conteúdo impróprio

Sem comentários:

Enviar um comentário